13 de setembro de 2014

mumukshutva





Mumukshutva é o intenso desejo de libertação. Uma mente equilibrada é difícil de alcançar, mas o sucesso acontece aos que ousam e agem; raramente acontece aos tímidos. É essencial um desejo intenso e sincero. A vida espiritual é uma luta contínua contra os aspectos inferiores da nossa própria natureza.

No entanto, quando estes são purificados, somos levados a sentir um poderoso impulso de expansão, que nos conduz à nossa natureza essencial de absoluta serenidade e silêncio.


Realiza cada vez mais a tua verdadeira natureza, pacífica e essencial. Quanto mais desejares virar uma nova página e viver uma vida pura e divina, mais oportunidades vão surgir. Desenvolve uma aspiração voraz. Ora ao Senhor do fundo do teu coração. Alcança a paz interior e vive na paz interior. Mantém a tua aspiração pelo divino sempre viva.


Todo o aspirante tem de desenvolver um desejo ardente por Deus, pois é este mesmo desejo poderoso de alcançar a auto-realização que vai destruir todos os outros desejos mundanos. A força da nossa vontade deverá ser a força invencível que nasce da sabedoria e do discernimento entre o real e o irreal, nascida da nossa própria sinceridade e dedicação com todo o coração ao yoga da equanimidade.

Prepara-te para sacrificar tudo. Com uma verdadeira aspiração, como pode alguém falhar na conquista do mais elevado estado de tranquilidade? Como pode o aspirante não se tornar no yogi supremo? O desejo de evolução espiritual tem de ser verdadeiro e duradouro. Só assim pode o aspirante progredir e manter-se no caminho.


Uma vida de sadhana tem de se tornar uma paixão, então sê firme nos teus votos e ardente na tua determinação. Cada fracasso é um movimento no sentido do sucesso. Cada dificuldade ou desapontamento é um teste à tua fé.

Sê um herói e vence a batalha espiritual. O sadhana espiritual é como subir uma montanha e requer uma paciência e perseverança extarordinárias. A mente está desassossegada num momento e logo a seguir tranquila. Nunca cedas à sua instabilidade. 

Mantém a serenidade, o equilíbrio e a firmeza. Sejam eles quais forem, ultrapassa todos os obstáculos que se atravessem no caminho através do empenho, fé e renúncia. A adaptabilidade e a vontade de ferro podem transformar todos os obstáculos em incentivos.


Sê uma luz para ti próprio. Suporta calmamente os insultos, as privações e os sofrimentos. Vive em harmonia em toda a parte, com toda a gente. Age com nobreza, vive em paz, resiste à dor. Não há nada comparável à paz neste mundo. Por isso, continua com as tuas práticas espirituais com um zelo irredutível, e vais com certeza ter sucesso. Abençoado seja o aspirante sério que possui uma vontade adamantina de alcançar as virtudes espirituais.’

Swami Shivananda Saraswati
Enviar um comentário