7 de fevereiro de 2016

os doze mandamentos de Urano - e a Lua Nova de Aquário


amanhã, dia 8 de Fevereiro, há uma Lua Nova em Aquário em sextil com Urano. Dada a forte ênfase "uraniana" desta próxima Lua, que marca o "tom" do próximo mês, pensei que pudesses querer (re)aproveitar este artigo, ao qual acrescentei uns insights para te guiarem no futuro imediato. Se não leres até ao fim - podes não ter paciência -, fica a saber que não fazes ideia do que perdes ;-) principalmente, o meu pedido de que divulgues esta informação: estou convencido de que pode ajudar muita gente.


quando escrevi este texto originalmente, tinha acabado de (re)ler uma frase do Mark Twain que diz assim:

"não deixes que a escola interfira com a tua educação."


e identifiquei, espontanea e imediatamente, a "energia" de Urano/Aquário a expressar-se através dos "assuntos" da Casa III (aprendizagem, escola, "educação" obrigatória). Assim funciona a mente astrológica treinada: reconhecendo em cada manifestação a energia essencial dos Arquétipos que a Astrologia revela.


e isso inspirou-me a escrever uma espécie de "Dodecálogo" ("Os 12 Mandamentos") de Urano para/em cada uma das Casas Astrológicas


(escusado será dizer, ou talvez não porque vou dizê-lo na mesma, que fui "checkar" o Mapa Astrológico do Mark Twain, e encontrei Neptuno em Aquário na Casa III; e Saturno (regente da Casa III) em Sagitário, e em trígono com Urano. Não saberia adivinhar os posicionamentos exactos antes de ver o Mapa; mas que a Energia tinha que lá estar... é evidente que tinha!)

- e fica o convite a explorares esta ideia, aplicando-a à posição de Urano e de Aquário no teu próprio Mapa Astrológico, fazendo assim:

1. descobre em que Casa tens o Planeta Urano no teu Mapa Natal,


2. descobre qual é a Casa Astrológica que "abre" com o Signo de Aquário (tecnicamente, diríamos: qual é a Casa Astrológica que tem Aquário na Cúspide)


(se fores daquel@s que têm o eixo Leão/Aquário interceptado, no sistema de Casas que utilizas, i.e., em que nenhum destes Signos "abre" nenhuma Casa, faz a experiência para a Casa Astrológica que contém o Signo de Aquário),


e consulta as secções correspondentes do Dodecálogo que encontras a seguir.


3. já sabes onde em que Casa Astrológica tens Urano? Podes consultar este site para calcular o teu Mapa Astrológico, caso ainda não o tenhas - ou pede a alguém que to calcule ou explique.


(mais uma vez recorda: não te compares com ninguém. Olha para o espelho: é com "Esse Ser" que te podes, ou tens a, comparar. Compara-te com outro(s), e tens as condições criadas para a neurose. O carvalho não se compara com o bambu, nem o elefante com o gato. Compara-te, e darás por ti, pobre Oliveira, a sofrer porque não consegues dar bananas - nem nunca as darás; e as azeitonas, tê-las-ás muuuiiiito mirradinhas :-))



Dodecálogo Uraniano

Urano ou Aquário na Casa I 
"Não deixes que o teu individualismo interfira com a descoberta de Quem És"

Urano ou Aquário na Casa II 

"Não deixes que a segurança/o dinheiro interfiram com tua riqueza"

Urano ou Aquário na Casa III

"Não deixes que a escola interfira com a tua educação" (Mark Twain)

Urano ou Aquário na Casa IV
 

"Não deixes que tua infância/família interfiram com tua história de vida" 

Urano ou Aquário na Casa V 
"Não deixes que o aplauso interfira com tua Criatividade"

Urano ou Aquário na Casa VI 

"Não deixes que o teu trabalho interfira com teu Serviço"

Urano ou Aquário na Casa VII 

"Não deixes que tuas relações interfiram com o Amor"

Urano ou Aquário na Casa VIII 

"Não deixes que tuas crises e perdas interfiram com a tua Transformação"

Urano ou Aquário na Casa IX 

"Não deixes que as tuas filosofias interfiram com a tua compreensão da Verdade"

Urano ou Aquário na Casa X 

"Não deixes que tua profissão interfira com tua Realização, e o teu Sucesso, no Mundo"
 

Urano ou Aquário na Casa XI
"Não deixes que teus projectos e amizades interfiram com teus Sonhos"
 

Urano ou Aquário na Casa XII 
"Não deixes que os deuses dos outros interfiram com a tua Divindade"



Nível 2 (só para Heróis dedicados)


Depois de teres escrito (ou composto mentalmente) as frases que resultam das combinações de Urano e Aquário por Casa, refaz as tuas conclusões, mas substituindo "não deixes que..." por "a Vida não permitirá que...".

E relê, ou revê, o resultado.


Ficarás com frases como, por exemplo: "a Vida não permitirá que a escola interfira com a tua educação" ou "a Vida não permitirá que as tuas relações interfiram com o Amor".

Agora procura identificar situações por onde, no teu passado, circunstâncias imprevistas, súbitas, chocantes, inesperadas, ou simplesmente um profundo senso de "sufoco" te tenham 'obrigado' a mudar qualquer coisa de repente - por forma a que esse "Mandamento" se cumprisse.

Estou certo de que com honestidade, um pequeno esforço, e uma ligeira rotação de perspectiva o consegues...


Queres ir ainda mais longe? E ainda mais para dentro?


Faz mais uma substituição ainda, e onde tinhas "a Vida" lê/escreve antes "a Natureza Livre do meu Grande Espírito", e sintetiza as duas (em princípio serão duas diferentes) frases - a não ser que tenhas Urano e Aquário na mesma casa, o que implica que és muito novo para estar interessado nisto - mas não demasiado -, ou demasiado velho para ainda estares ligado à internet - por esta altura, as tuas ligações serão outras ;-)


- e há-de resultar algo parecido com isto: "a Natureza Livre do meu Grande Espírito não permitirá nem que a escola interfira com a minha educação, nem que as minhas relações interfiram com o Amor."


Reconhece, agora, que algo há em Ti comum a essas duas áreas de vida, e que é a tua profunda fidelidade ao teu próprio génio, ao teu próprio espírito, à tua própria Liberdade de te criares, recriares e reinventares à tua própria maneira". Essa é a Natureza fundamental da tua própria Liberdade.

Por isso sente-te, reconhece-te, e admira-te, Grande Espírito Livre, como Autor de tudo quanto vives - e sabe que és Tu, na versão maior de Ti Própri@, quem procura, através da "instabilidade" e das "rupturas" e da "inflexibilidade" e da recusa em fazer concessões, e de todas as outras atitudes que ameaçam a dimensão da tua personalidade mais orientada para a segurança, a tua parte merdrosa (repara bem que há duas posições possíveis para o "r").

Sabe que estás condenad@ a caminhar mais e mais em direcção ao que podes-vir-a-Ser - se não te deixares ficar pelo caminho, apegad@, deslumbrad@, assustad@ ou viciad@, condicionad@ ou paralisad@ por todas aquelas coisinhas que, assim como assim,

estão condenadas a mudar.


chama-se "Individuação" a essa coisa de estar Vivo - e consiste em tornares-te mais facilmente, se aceitares colaborar com essa mudança inevitável, cada vez mais em Quem nasceste para vir-a-Ser.


em astrologuês, que é a linguagem mais sintética que existe, chama-se simplesmente: Urano.


diz-me: sabes agora o que é Urano, e como reconhecê-lo na tua Vida? *


digo-te: agora sabes o que é Urano - e como reconhecê-lo na tua Vida! *


... depois não digas... que não sabias - ou vais ter (mais) umas quantas surpresas ;-)



Nível 3 (para aplicares a próxima Lua Nova de Aquário, no dia 8 de Fevereiro de 2016)

se sabes o suficiente de Astrologia:

Identifica onde cai o grau 19º de Aquário no teu Mapa: em que Casa, e se faz algum aspecto (orbe até 3º/4º) a algum Planeta no teu Mapa. Toma nota do Planeta e da Casa, se for o caso. Identifica que Casa(s) rege esse Planeta no teu Mapa.

Toma também nota de onde cai o grau 17º de Carneiro no teu Mapa: em que Casa, e se faz algum aspecto (usa orbes pequenas, até 3º/4º graus) a algum outro Planeta no teu Mapa. Toma nota do Planeta e da Casa. Identifica que Casa(s) rege esse Planeta no teu Mapa.

Toma nota de quaisquer Planetas que estejam em Aquário no teu Mapa Natal. Em que Casas estão, que Casas regem.

Toma nota de quaisquer Planetas que estejam em Carneiro no teu Mapa Natal. Em que Casas estão, que Casas regem.

Por esta altura já deves ter um belo elenco de energias (Planetas) e áreas de vida (Casas) com as quais trabalhar. 

Com a Lua Nova, podes antecipar que todas estas funções (Planetas) e assuntos (Casas) recebam um novo impulso, electrizante até, como se o Universo lhes fizesse soar um despertador, inesperadamente, ao ouvido e os despertasse de repente para se porem a mexer: mas numa frequência totalmente nova, e pouco familiar. Se essas dimensões do teu Ser e da tua Vida são, ou têm estado a ser, vividas de forma pouco dinâmica, convencional, entendiante, assustada, com resistência à mudança, dentro de horizontes demasiado estreitos, então o choque será provavelmente maior.

Se tens estado aborrecido, triste, com dificuldade em deixar ir, entediado, mortinho por ver algo de novo a acontecer na tua vida, então: dá graças a deus por esta Lua Nova - o teu desejo será atendido, mas não necessariamente da forma que esperavas, desejavas, ou imaginavas.

Por quê?

Se o perguntas, é porque ainda não percebeste. Urano não está aqui para te fazer jeitos. Está aqui para te manter vivo, desperto, absolutamente verticalizado na tua relação sagrada com a Vida: e a caminho do teu próprio futuro, percorrendo os passos do teu próprio devir. E planos... ah!, amig@, planos não é com Urano... a surpresa, o imprevisto, a abertura ao novo, a mudança - sim. O controlo, a conveniência, o que pode ser antecipado, o que pode ser usado para fortalecer os pequenos desejos dos homens...

I don't think so!

but then again... Estou aberto a ser surpreendido!


se não sabes o suficiente de Astrologia:

talvez seja chegada a altura de começares a aprender qualquer coisinha, não? 

os meus Webinars de Introdução são uma boa opção - a meio de tantas outras possibilidades de começares a explorar esta linguagem fascinante, numa Viagem que pode ter início a qualquer momento... mas dificilmente terá fim *

(como se fosse Vida, ou assim...)

seja como for, e porque não quero que te falte nada: - e porque isto também se aplica a toda a gente, independentemente do nível de "personalização" que a alínea anterior te terá ajudado a descortinar:

pensa no teu Signo Solar ou - idealmente, se o conheces, melhor ainda - o teu Signo Ascendente, e consulta na tabela seguinte quais serão as áreas de Vida provavelmente mais activadas pela próxima Lunação (a partir de 8 de Fevereiro) - podes combinar inclusivamente a informação relativa aos dois (Signo Solar e Ascendente):



Carneiro - a tua própria identidade; uma nova liberdade; um novo impulso; o princípio de uma nova fase; as tuas amizades, o teu círculo social, e os teus sonhos/projectos/ideais


Touro - circunstâncias misteriosas, possivelmente relacionadas com o teu passado, mas sobre as quais não tens grande controlo; a tua espiritualidade e necessidade de silêncio e reclusão, com os insights que aí surgem; a tua profissão, imagem pública, e relação com figuras de autoridade, pais, e família


Gémeos - as tuas amizades, o teu círculo social, e os teus sonhos/projectos/ideais; relações com o estrangeiro, viagens, e estudos filosóficos ou de natureza académica


Caranguejo - a tua profissão, imagem pública, e relação com figuras de autoridade, pais, e família; o fim de certas dependências; heranças e legados


Leão - as tuas relações, parcerias e sociedades; amizades e relação com o público; relações com o estrangeiro, viagens, e estudos filosóficos ou de natureza académica


Virgem - o teu dia-a-dia de trabalho, a tua relação com o corpo, a tua saúde; empregados e colaboradores, animais domésticos, a tua (in)capacidade de cooperar com os outros; o fim de certas dependências; heranças e legados


Balança - as tuas relações, parcerias e sociedades; amizades e relação com o público; relação com filhos e crianças em geral, novos prazeres, passatempos, hobbies; romances, flirts, e casos amorosos


Escorpião - o teu dia-a-dia de trabalho, a tua relação com o corpo, a tua saúde; empregados e colaboradores, animais domésticos, a tua (in)capacidade de cooperar com os outros; mudanças domésticas, relação com familiares, a sensação de que precisas de mudar alguma coisa para te sentires menos oprimido ou ansioso


Sagitário - relação com irmãos, amigos próximos, e uma tremenda necessidade de estímulo intelectual; deslocações, novos contactos, e falta de paciência para ouvir: a mente está a mil e cheia de ideias novas; relação com filhos e crianças em geral, novos prazeres, passatempos, hobbies; romances, flirts, e casos amorosos


Capricórnio - novidades e possíveis imprevistos na tua vida financeira; a revelação de que tens outros talentos para usar; a falta de paciência para continuares a sentires-te limitad@ pelo dinheiro; mudanças domésticas, relação com familiares, a sensação de que precisas de mudar alguma coisa para te sentires menos oprimido ou ansioso


Aquário - a tua própria identidade; uma nova liberdade; um novo impulso; relação com irmãos, amigos próximos, e uma tremenda necessidade de estímulo intelectual; deslocações, novos contactos, e falta de paciência para ouvir: a mente está a mil e cheia de ideias novas


Peixes - novidades e possíveis imprevistos na tua vida financeira; a revelação de que tens outros talentos para usar; a falta de paciência para continuares a sentires-te limitad@ pelo dinheiro; circunstâncias misteriosas, possivelmente relacionadas com o teu passado, mas sobre as quais não tens grande controlo; a tua espiritualidade e necessidade de silêncio e reclusão, com os insights que aí surgem


Espero que isto te seja útil; e agora, faz um favor a todos nós e honra a energia de Aquário: põe esta informação a circular. O autor agradece, e assim também o ajudas a cumprir a sua própria Lua Nova, que é para si um novo impulso para servir o colectivo através da sua profissão escolhida e do que escreve, ensina e pensa - que pensa, sem pensar muito nisso * 

copyright nUno Michaels, 2016. A permissão para divulgar esta informação implica citar o autor, e a fonte de onde é retirada (http://www.taoenchoice.com)
Enviar um comentário