1 de janeiro de 2000

Ascendente Sagitário - propósito evolutivo

Com Sagitário no Ascendente, o impulso dominante é o de ampliar os horizontes pessoais, procurar novas experiências e o sentido maior por detrás delas, e à medida que esse sentido vai sendo descoberto e intuído, disseminá-lo e mostrá-los aos outros. A orientação principal na vida é a de experimentar e viver sempre mais ou melhor – o que, no extremo, facilmente leva ao exagero.

Dependendo da orientação da pessoa, este impulso de crescimento e ampliação pode assumir duas formas principais: a busca “vertical” por mais verdade e mais qualidade, através do estudo, de viagens, do ensino, da filosofia, do contacto com o longíquo e o distante; ou a busca “horizontal” por novas e diferentes sensações, prazeres e fontes de gratificação imediata. Isto acontece quando a busca é condicionada pelos apetites pessoais mais do que pelo desejo de conhecer os mistérios e as leis da vida.

Sagitário é o signo que mais facilmente projecta o seu próprio sistema de valores sobre o ambiente e os outros, o que pode dificultar a sua capacidade de os ver objectivamente ou questionar as suas próprias verdades; por outro lado, é o signo que mais convicção transmite quando divulga aquilo em que acredita e pode facilmente tornar-se um professor.

O signo oposto e complementar, Gémeos, ensina-lhe a relatividade e a olhar para as mesmas questões por dois pontos de vista possíveis, a adaptar a forma de apresentar as suas verdades a diferentes interlocutores e contextos, e proporciona-lhe o
estímulo intelectual necessário para pensar sobre as suas próprias crenças.

Palavras-chave: optimismo, liberdade, expansão, filosofia, ética, jovialidade, bom-humor, honestidade, irresponsabilidade, dogmatismo, falta de tacto, impaciência, frontalidade, necessidade de sentido para as experiências, fé e optimismo, busca da Verdade, paz de espírito, aventuras, viagens, liberdade, assuntos legais, soluções, o “quadro” mais amplo, sorte, confiança, o estrangeiro. 

Com Ascendente Sagitário, não só as questões e assuntos regidos e relacionados com Sagitário se tornam particularmente importantes, como Júpiter - o seu planeta regente - e a Casa IX, tradicionalmente associada a Sagitário, ganham destaque e importância adicional no horóscopo.
Enviar um comentário