1 de janeiro de 2000

Ascendente Capricórnio - propósito evolutivo



O propósito do Ascendente Capricórnio é aprender a estruturar e utilizar correctamente os recursos ao seu dispor no ambiente para obter sucesso pessoal e profissional, utilizando correctamente o poder da sua vontade, e aprendendo lições fundamentais sobre o que é responsabilidade pessoal e ambição correcta.

Por vezes as circunstâncias iniciais da vida são difíceis, quer por limitações e dificuldades materiais ou sociais presentes na vida familiar, quer por aspectos castradores, exigentes, limitadores ou autoritários na personalidade dos pais que fazem o indivíduo sentir-se limitado, em dívida, ou inadequado, isto é, aquém do que seria suposto.

Provar o próprio valor, ou o senso de ser merecedor obtendo sucesso material e profissional pode tornar-se a orientação dominante da personalidade que aceita o jugo, e o jogo, de tentar corresponder àquelas que sente serem as expectativas do ambiente, da família ou da sociedade em relação a si, cumprindo as regras e os critérios para obter aceitação, reconhecimento, aprovação, e um senso de sucesso.

O desafio é assumir a verdadeira identidade e utilizar os dons da ambição, da responsabilidade pessoal, do planeamento, da organização, da capacidade de definir e atingir metas, e de utilizar eficientemente todos os recursos ao dispor para criar uma estrutura profissional e funcional que apoie a sua natureza mais profunda e verdadeira; é muito comum ver um Ascendente Capricórnio a subir uma montanha escolhida pela sociedade como valiosa e importante, em vez de subir a montanha escolhida por si próprio.

A maior evolução acontece quando, uma vez obtido o sucesso conforme definido pelos outros – ou por si mesmo -, o indivíduo vira as costas à ambição pessoal e utiliza as suas capacidades e credenciais para servir os outros.

O signo oposto e complementar, Caranguejo, ensina-o a escutar as próprias necessidades emocionais mais do que os deveres e responsabilidades, a vulnerabilizar-se, a pedir ajuda, e a fazer aquilo que para Capricórnio mais difícil e desconfortável pode ser de fazer: expôr os próprios sentimentos e vulnerabilidade.

Palavras-chave: senso prático e prudência, ambição, disciplina, reserva emocional, pessimismo, conservadorismo, rigidez, planeamento, estatuto social, profissão, reconhecimento social, segurança futura, responsabilidade, atingir objectivos, gestão, sucesso, figuras de autoridade, competência, imagem pública. 

Com Ascendente Capricórnio, não só as questões e assuntos regidos e relacionados com Capricórnio se tornam particularmente importantes, como Saturno - o seu planeta regente - e a Casa X, tradicionalmente associada a Capricórnio, ganham destaque e importância adicional no horóscopo.
Enviar um comentário